quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tendinites


São lesões nos tendões que se caraterizam por algum tipo de esforço sobre eles, com isso eles começam a sofrer micro lesões e ficam desgastados e perdem sua função, a dor ela desaparece quando o corpo está aquecido, mais em alguns casos mesmo com o corpo aquecido a dor não cessa.

Fisiopatologia: Os nossos tendões são compostos por fibras, essas fibras quando quando são sobrecarregadas elas causam micro lesões que em condições normais elas voltariam ao mesmo estado de antes. Mais quando a força sobre esses microtraumas são excessivamente ou quando tempo de descanso não atingiu o necessário essas micro lesões não se curam. E com isso as fibras dos tendões ficam desorganizadas e deixam de ficar paralelamente para ficarem entrelaçadas e com isso ficam mais frágeis causando bastante dores.

Predisposição: são fatores multi fatorial são eles:

- Músculos Fracos: os músculos que estão fracos provavelmente os tendões também estão fracos. E os tendões fracos são conseguem tolerar muita sobrecarga e com isso tem mais chances de sofrer traumas.
- Desalinhamento Articular: durante a realização de um movimento se a articulação estiver desalinhada faz com que o tendão fique torcido e quando torcido ele pode ficar raspando sobre alguma proeminência óssea ou outro tipo de tecido. Quando torcido o tendão, ele sobrecarrega suas fibras causado mais chances de lesionar.
- Excesso de treino: pessoas que fazem atividades físicas com bastante intensidade tem mais chances de lesionar os tendões. Isso acontece pelo fato de fazer treinos com muita sobrecarga e o tendão fica sobrecarregado.
-Músculos tensos: músculos muito tensos  os tendões eles se alongam mais que o necessário e com isso começa a se desgastar, e músculos encurtados tem mais chances de ocorrer um desalinhamento articular.
- Excesso de flexibilidade: articulações muito flexíveis pode favorecer o alongamento execisso de tendões.



Graus: existem 4 graus em um Tendinite ou Tendinopatia, são eles:
           - 1°Grau: dor aparece após alguma atividade física constante ou esportiva.
           - 2°Grau: dor ocorre durante atividade física mais cessa quando o corpo aquecido
           - 3°Grau: dor tanto no repouso quanto quando pratica atividades físicas a dor começa a interferir nas atividades esportivas.
           - 4°Grau: ruptura total ou parcial de um tendão

Tratamento: descanso, gelo, massagem articular, alongamentos e processo de fortalecimento do tendão e do músculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário