Ruptura do Tendão de Aquiles
O tendão do calcâneo é o mais espesso e resistente tendão do corpo humano. Ele é formado por uma porcão tendinosa de três músculos que os compõem ( Gastrocnêmio Medial, Gastrocnêmio Lateral e o Solear ). O tendão do calcâneo é o mais importante tendão flexor ele que dar força para atividades de corridas, saltos e arremeços, além disso ele amortece, ou seja, absorve os grandes impactos na fase de aterrissarem após um salto.
Fatores: a ruptura do tendão de Aquiles é mais comum em homens, pessoas obesas e em atletas ocasionais. A ruptura indireta (espontânea) é a mais frequente e está relacionada ao desgastes das fibras musculares ou por stresses nas fibras internas. O movimento de ruptura do tendão é uma dorsiflexão com uma contração da panturrilha.
Teste: o teste de Thompson é o mais clássico para diagnóstica a ruptura do tendão de aquiles. O paciente fica com o joelho dobrado a 90º e com os pés livres, faz-se uma compressão da panturrilha e normalmente ocorrerá uma flexão plantar do pé, se a flexão não ocorrer não vai acontecer.
Tratamento: Gelo, alongamento e exercícios de fortalecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário