sexta-feira, 4 de abril de 2014

Síndrome do Impacto no Ombro


A síndrome do impacto no ombro é a causa maior de dores nos ombros em adultos. Resulta numa pressão na musculatura do ombro ( manguito rotador - supra espinhal, infra espinhal, redondo menor e subscapular). O manguito rotador é responsável pela rotação e elevação do braço. Quando o braço é elevado o manguito rotador faz com que ocorra um impacto entre o acrômio e os tendões isso causa bastante dor e limitação de movimento.


Fatores de Risco/Prevenção: é comum em atletas, pessoas de meia idade e jovens, acontece também em pessoas que utilizam as mãos acima da cabeça ou em atividades repetitivas.



Sintomas: normalmente os pacientes não procuram tratamento nas fases inciais. Os sintomas são: dores tanto em atividades quanto em repouso, dor na parte frontal que vai até a lateral do ombro e dor súbita ao levantar o braço.


Teste: o teste utilizado é o teste para tendinite do supra espinhoso: paciente sentado, abduzir o braço a 90º com o braço em abdução e flexão para frente. Pedir para o paciente abduzir o braço contra a resistência. Este teste tenciona o deltóide e o supra espinhoso. Dor na inserção do supra espinhosa é uma grande evidencia de tendinite degenerativa do tendão supra espinhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário